quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

A ARANHA RESIDENTE DO CASTELO DE ALVITO!

Faz hoje 10 anos que por motivos de reportagem fui dormir a uma das pousadas mais bonitas de Portugal, no castelo de Alvito, Alentejo! O castelo fica no centro da pequena vila e à noite com as luzes indirectas ficava com um aspecto fantasmagórico. Eu e o meu colega jantámos na pousada e depois fomos dar uma volta pelas ruas desertas. Regressados ao castelo-pousada cada um foi para o seu quarto porque no dia seguinte havia muito trabalho à nossa espera!

Mas sempre tenho dificuldade em dormir em locais onde sei que já viveu e já morreu muita gente, locais de gente encantada ou... desencantada! Deitei-me na cama de dossel de papo para o ar e fiquei pensando... E olhando para o tecto alto - bem alto - descortinei uma bola preta sobressaindo do branco alvíssimo. Procurei os óculos e qual não foi o meu espanto: uma aranha enorme - mas mesmo enorme - estava discretamente acomodada entre o tecto e uma parede! Não a vi mexer-se mas percebiam-se perfeitamente as oito patas e os muitos pêlos!

Não me agradou nada a ideia de dormir com um ser daqueles por companhia! Não que não goste de dormir acompanhado... mas uma coisa de 8 patas... é muita pata para mim! Ainda por cima se fosse uma aranha fémea... lembrei-me que os aracnídeos fémeas comem os machos depois da cópula! Ainda bem que nos humanos não é assim... bom, nalguns casos se calhar até é!

Embora já fosse tarde da noite vesti-me e fui à recepção. Expus o caso e o recepcionista pegou numa pequena vassoura e subiu comigo ao quarto. Quando viu o bicharoco até ele ficou surpreendido com o tamanho da dita! Foi preciso ir buscar reforços: uma vassoura comprida, uma pá enorme e um balde! A operação de remoção da aranha levou muitos minutos. Eu sugeri que colocássemos um tabuleiro enorme por baixo da aranha, não fosse ela cair desamparada e correr para debaixo da cama, por exemplo!

Finalmente, a aranha foi placada impiedosamente, esmagada dentro do tabuleiro, varrida para a pá e depois para dentro do balde! Missão cumprida: o rapaz levou os restos mortais do monstro que ameaçava atormentar a minha noite mágica num castelo assombrado! Na manhã seguinte contei o caso ao meu colega e fartámo-nos de rir! Quem saiu a ganhar com isto tudo foi o recepcionista a quem demos uma choruda gorjeta.

Bom, o episódio já pertencia à história quando há pouco tempo um amigo meu dormiu na mesma pousada e... contou-me um episódio idêntico: uma aranha enorme, um recepcionista, uma vassoura e... uma gorjeta choruda no dia seguinte! Nunca lá voltei para confirmar se não há duas sem três... Se vocês lá quiserem ir e depois contarem-me, ide e trazei novas do Alvito!

8 comentários:

irneh disse...

Ai não quiseste dormir com uma aranha??? Mas porquê?? O respeitinho é muito bonito!

Beijinhooooooooooooooooos

A OUTRA disse...

Ainda bem que li esta terrível notícia porque se for a Alvito não durmo na Pousada.
A aranha não teria um acordo com os recepccionistas?...
Agora fazem-se acordos tão churudos!...
Ctps
Maria

Bichodeconta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bichodeconta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bichodeconta disse...

Cá para mim ainda me vou candidatar ao lugar de mordomo na pousada..Essa aranha até pode ser de carnaval, visto que eles ao perceberem da vossa generosidade para matar a bicha, sempre que vai alguém com ar de quem teme o aracnideo, ummordomo sobe, coloca estratégucamente a aranha e á noite recolhe a choruda da recompensa.. Alentejan é fogo ehehehe.. Um abraço, ell..Recomendo em Montemor-o-Velho POUSADA DO ABADE João, meu deus que frieza de lugar, vale depois pelo repasto e pela simpatia..

Sol da meia noite disse...

Hum... Parece que alguém anda a criar aranhas para ganhar uns troquinhos extra... :):);)

Jinhos

Filoxera disse...

Gostava de ir, mas dispenso as aranhas.
Beijos.

Henrique Gandum disse...

Uau!!!!! adoro mais que muitíssimo aranhas!!!!



Eu é que queria uma noite dessas, a olhar para a aranha!!!!!

Quantos centímetros tinha essa aranha??????

Que fim tão drastíco!!!!!!!
Eu nunca matei aranhas, são uns seres tão belos!!!!!!